Mais mulheres protagonistas na vida pública DEPUTADO GILBERTO ABRAMO

Mais mulheres protagonistas na vida pública DEPUTADO GILBERTO ABRAMO

gilbertoabramo1

GILBERTO ABRAMO
Presidente do PRB Minas Gerais

 

“É preciso um basta ao desrespeito e à discriminação, em razão de ser mulher.”

“Garantir a participação plena efetiva da mulher para cargos de liderança, em todos os níveis de tomada de decisão, além de adotar e fortalecer políticas sólidas e legislação aplicável para a promoção da igualdade e do empoderamento feminino.” Essa é uma premissa amplamente divulgada pelas organizações não governamentais sobre a efetiva participação da mulher.

O fato é que as mulheres são a maioria do voto brasileiro, representado mais de 50%. Mas poucas se lançam nas disputas eleitorais. Apesar da presença de lideranças políticas femininas que mudaram a história, ainda é um desafio de toda a sociedade incentivar o protagonismo de mais mulheres na vida pública.

Isso não é apenas uma questão de poder. A igualdade entre homens e mulheres nos parlamentos, por exemplo, reflete no ambiente doméstico e no setor privado. Sociedades com grande participação das mulheres na política, em outros países, mostram que elas conseguiram um equilíbrio entre a vida profissional, a pessoal e a pública, e com que suas ideias sejam ouvidas e aceitas pela população.

No dia a dia, é preciso um basta ao desrespeito e à discriminação, em razão de ser mulher. O papel das instituições é contribuir para que as ações de representatividade tenham alcance social, firmando a democracia e favorecendo o desenvolvimento do país.

A imposição de cotas limita o interesse pela política. A mulher é livre para se candidatar ao cargo eletivo que desejar. Valorizar sua participação é reconhecer sua importante presença nos cenários de mudanças fundamentais para uma nação. Mulher na política não é cota, é necessidade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *