Home » Mulher » O valor da mulher na vida pública – Deputado Gilberto Abramo Presidente do PRB Minas Gerais

O valor da mulher na vida pública – Deputado Gilberto Abramo Presidente do PRB Minas Gerais

8demarçoprbsite2

Apesar do número crescente de candidaturas femininas nas últimas eleições, a representação feminina nos legislativos ainda é um problema no Brasil. De acordo com a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), elas ocupam hoje 13%  das câmaras municipais do país. Há no Brasil 7.790 vereadoras e mais de 49 mil homens nesses legislativos.

No Mapa Mulheres na Política 2015, apresentado pela ONU, o Brasil ocupa uma das últimas posições na lista de 188 países pesquisados quanto à participação feminina nos parlamentos. Ampliar o número  de mulheres nos poderes legislativo e executivo é condição fundamental para a democracia. A mulher constitui a maioria do eleitorado brasileiro e sua força reside na representatividade.

Embora a legislação determine o mínimo de 30% de candidatas, a participação da mulher na política não pode ser vista como cota, mas como necessidade. Trata-se de fazer valer a verdadeira democracia, que implica em fortalecer as políticas públicas voltadas para mulheres e ações pertinentes contra a violência e por seus direitos que inclusive já foram adquiridos.

As mulheres têm valor essencial na vida pública. Quase 40% das famílias brasileiras são mantidas hoje por mulheres, exclusivamente. Elas desempenham jornadas duplas, trabalham, cuidam dos lares e de suas famílias. São protagonistas de uma nova realidade, enfrentam os desafios com coragem e estão engajadas em causas sociais.

O Brasil precisa de mais mulheres na política, envolvidas na vida pública. Que não têm medo de fazer a diferença e não apenas se tornam militantes partidárias, nem fazem parte para fortalecer aqueles que estão prestes a se eleger,  mas mulheres que buscam o empoderamento; a legitimidade que lhes permite um novo tempo na história da nação.

Gilberto Abramo

Sobre admin

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados com *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Voltar para o topo