Home » Entrevistas » Gestão de Eduardo Rabelo garante melhorias e desenvolvimento a Francisco Dumont (MG)

Gestão de Eduardo Rabelo garante melhorias e desenvolvimento a Francisco Dumont (MG)

eduardo-rabelo-prb-foto-cedida-01-02-18-04

Republicano tem investido em áreas essenciais do município mineiro

ENTREVISTA PRB NACIONAL – O entrevistado desta semana é o prefeito de Francisco Dumont (MG), Eduardo Rabelo. Aos 38 anos, o republicano tem se empenhado para organizar a gestão do município e colocá-lo no caminho do desenvolvimento.

Comerciante, Eduardo Rabelo falou à Agência PRB Nacional sobre os desafios do primeiro ano de gestão e do seu compromisso de reconstruir uma cidade que tem grande potencial para ser referência em desenvolvimento no estado. Empenhado em atender aos anseios dos munícipes, ele tem priorizando áreas como saúde, educação, infraestrutura e segurança. A capacitação profissional e geração de empregos está entre as metas da gestão.

Além da agropecuária, principal atividade econômica, Francisco Dumont também se destaca no turismo com suas piscinas naturais, chegando a receber cerca de 2 mil pessoas nos finais de semana. Nesta área o prefeito está investindo com projetos para modernizar e atrair mais turistas para a cidade.

Com cerca de 5.200 habitantes, Francisco Dumont fica situada na região Norte do Estado de Minas Gerais, a cerca de 350 km da capital Belo Horizonte. O nome da cidade é uma referência a seu fundador, Francisco de Assis Dumont, irmão de Santos Dumont.

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Dificuldades financeiras e falta de organização nas prefeituras foram alguns dos desafios encontrados pelo prefeitos eleitos em 2016. Estes problemas foram encontrados em Francisco Dumont?
Eduardo Rabelo – Recebemos o município de Francisco Dumont com diversas dificuldades, maquinários defasados, estradas ruins, mas aos poucos, mesmo diante das dificuldades que o país vem passando, estamos conseguindo colocar a casa em ordem. Alcançamos conquistas inéditas como a implantação de uma agência bancária, que será inaugurada agora no primeiro semestre, assim como Unidade Básica de Saúde (UBS). Teremos mais um médico na saúde pública e estamos também criando um centro de eventos, colocando as coisas para funcionar apesar das dificuldades. Em seis meses conseguimos reestruturar a frota de carros e maquinários. Tínhamos déficit em caixa e um enorme volume de restos a pagar. Os fornecedores estavam sem receber e os funcionários com os salários de dezembro atrasados. Entre impostos e a folha salarial a dívida chegava a R$ 800 mil, fora os fornecedores que daria mais de R$ 1,2 milhão. Hoje está tudo normalizado.

Agência PRB Nacional – Quais foram as primeiras ações do seu governo?
Eduardo Rabelo – No início de nossa gestão nos empenhamos em organizar a cidade, fazer a limpeza das ruas e manutenção das estradas vicinais do município. Colocamos os carros da saúde para rodar, aumentando assim o atendimento à população da melhor forma possível.

Agência PRB Nacional – O que foi possível fazer pela saúde?
Eduardo Rabelo – Sabemos que a saúde é o carro chefe da gestão, mas entendemos que temos muito a melhorar. Vamos inaugurar a Unidade Básica de Saúde e colocar um terceiro médico. Essas são medidas essenciais para os munícipes, pois a demanda por uma saúde de qualidade é grande.

Agência PRB Nacional – E na educação, o que foi possível fazer?
Eduardo Rabelo –  Conseguimos implantar o ônibus universitário, que leva os estudantes para faculdades e cursos técnicos em Montes Claros e Bocaiúva. Outra importante ação foi a recomposição salarial dos professores, onde aumentamos o salário em 26%. Reformamos a escola do distrito de Covancas, onde o teto estava prestes a desabar. Aos poucos temos dado alguns importantes passos.

Agência PRB Nacional – Quais são as principais atividades econômicas do município e como tem trabalhado para fortalecê-las?
Eduardo Rabelo – A principal atividade econômica é a agropecuária. Estamos tentando atrair empresas para se instalarem no município para gerar renda e emprego. Temos conversado com pequenos empresários. Temos também um empreendimento agroflorestal e nossa expectativa para esse ano é bem grande.

Agência PRB Nacional – Há investimentos na área da segurança pública?
Eduardo Rabelo – Recentemente entregamos uma viatura nova para auxiliar na segurança. Com isso, a Polícia Militar terá condições de intensificar a ronda na nossa cidade e distritos, por meio do patrulhamento. Esse é o início de um trabalho que vamos desenvolver na área.

Agência PRB Nacional – E na área de infraestrutura urbana e mobilidade?
Eduardo Rabelo – Conseguimos investimentos junto ao governo estadual para a construção de três pontes que vão atender as regiões de Covancas, Buritis e Santo Antônio. Fizemos a revitalização das estradas vicinais e cuidamos das ruas da sede do município.

Agência PRB Nacional – O município tem atrativos turísticos? O que é possível fazer para fortalecer esta área?
Eduardo Rabelo – Temos o Parque Lazer do Riachão que recebe em média até duas mil pessoas nos finais de semana. Essa vinda dos turistas tem ajudado muito a economia local. Temos muitas hospedarias boas e estamos fazendo projetos para ampliar o local, criar quiosques. Também temos uma preocupação com as nascentes em preservá-las. Estamos em uma região rica em águas e nascentes, são as piscinas naturais do Rio Riachão. A cidade também guarda tesouros, região dos carneiros, pinturas rupestres feitas entre 1600 a 3000 anos atrás, segunda a Universidade de Minas Gerais.  Temos um projeto na Câmara que visa cuidar mais das nascentes. Além disso, lançamos uma licitação para contratação de empresa para executar os serviços de sinalização viária e turística das ruas e avenidas da cidade.

Agência PRB Nacional – O que está sendo possível fazer na área social?
Eduardo Rabelo – Fizemos um levantamento e estamos reformando algumas moradias, sem contar que ano passado, por exemplo, distribuímos mais de 200 cestas básicas para famílias carentes. Estamos ampliando o programa Criança Feliz, cuidando das crianças, fazendo atendimento, palestras. O esporte também tem recebido uma atenção muito boa, agora mesmo passaram dois rapazes para a seleção de clubes maiores e a prefeitura tem dado suporte. O esporte tem ajudado a afastar os jovens das drogas.

Agência PRB Nacional – Como administrador, qual o seu conceito para uma boa administração municipal?
Eduardo Rabelo – Estes dias estive conversando com os funcionários do departamento de obras e transporte, mostrando a eles a qualidade do trabalho que deve ser executado e ao mesmo tempo fazendo a economia necessária. O trabalho coletivo, a economia, o acompanhamento de perto, isso é uma boa gestão, é o que estamos fazendo, por exemplo, com a questão das licitações. Visamos bom preço e, ao mesmo tempo, qualidade, para que possamos solucionar os problemas e sobrar recurso para ser investido em outras áreas.

Agência PRB Nacional – Prefeito, o que o PRB tem representado para você?
Eduardo Rabelo – É um partido novo, mas com uma credibilidade muito grande. Estamos em fase de crescimento, chamando as pessoas para nos apoiar, angariando novos filiados. É um partido que não tem um passado ruim, como muitos hoje tem. Isso nos favorece, pois temos a capacidade de conversar com as pessoas e ter certeza que, com fé em Deus, vamos colher frutos.

Agência PRB Nacional – Deixe uma mensagem para os moradores de Francisco Dumont?
Eduardo Rabelo – Quero que as pessoas peçam a Deus por nós, que as dificuldades não venham nos fazer esmorecer, pois juntos podemos construir um futuro melhor para nossa cidade, nossa comunidade. Confiamos que este ano será bem melhor do que o ano passado e assim, de cabeça erguida, passaremos por todas as lutas.

Por Agência PRB Nacional
Fotos: Cedidas

Sobre admin

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados com *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Voltar para o topo