Deputado Mauro Tramonte (PRB) propõe alternativa para pagamento das dívidas dos municípios pelo governo do Estado

Deputado Mauro Tramonte (PRB) propõe alternativa para pagamento das dívidas dos municípios pelo governo do Estado

tramonte

“Hoje, muitos municípios possuem financiamento com o BDMG. As prefeituras todos os meses têm que pagar o banco. A proposta é que em vez das cidades pagarem ao BDMG, o governo assuma essa dívida e libere esse dinheiro que os prefeitos possam utilizar em outras coisas como a compra de medicamentos.” Esse é o entendimento do Deputado Estadual Mauro Tramonte sobre a dívida dos municípios mineiros.

Ele é autor do Projeto de Lei 373/19 o qual propõe  que a dívida dos municípios com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) seja assumida pelo Estado e abatida nas transferências constitucionais que deveriam ter sido feitas até 31 de dezembro de 2018.

Trata-se de uma alternativa aos municípios mineiros que têm recursos constitucionais a receber do governo devido à retenção do dinheiro realizada na gestão do governo anterior.

Para Tramonte,  “é necessário que o Parlamento crie mecanismos jurídicos passíveis de amenizar a dívida do Estado com os municípios, através de autorização para a assunção dos débitos destes com o BDMG, desde que cada município manifeste sua concordância”.

Dados da Associação Mineira de Municípios (AMM), mostram que o governo anterior  deixou uma dívida de R$ 12,3 bilhões de repasses que não foram feitos, como prevê a Constituição, para as 853 prefeituras do Estado.

 

Lélia Queiroz
ASCOM PRB MINAS

Diagramação: Ana Paula Fonseca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *